A quarta semana da pré-estação Verão teve saldo positivo no número de salvamentos por afogamento em todo o Estado. Ao todo, 29 pessoas foram resgatadas com vida nas praias de Santa Catarina, entre os dias 19 a 25 de novembro. 2t641n
O relatório atualizado do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) mostra que, apesar do feriado no dia 20 de novembro, o número de vítimas foi menor, comparado aos dados do feriado de 15 de novembro.
Quanto ao perfil das vítimas de afogamento, a maioria continua sendo de homens (25 registros), com média de 32 anos de idade. O maior número de salvamentos ocorreu no domingo, dia 24, possivelmente pela melhora no clima após dias seguidos de chuva no litoral catarinense.
O único óbito registrado no período foi de um pescador em uma área não guarnecida, no Rio do Peixe. O corpo de um homem de 59 anos foi resgatado no dia 19, pelas equipes de mergulho do CBMSC com sede em Rio das Antas.
Curso em cooperação internacional
Os últimos dias também foram marcados por uma importante novidade. No sábado, dia 23, seis bombeiros militares viajaram para Santo Domingo, capital da República Dominicana, para capacitarem 50 bombeiros e policiais dominicanos sobre Salvamento Aquático e Mergulho.
Banhada pelo mar do Caribe, a República Dominicana possui mais de 200 praias, o que torna indispensável a especialização dos profissionais na prevenção e resgate em afogamentos.
O treinamento teve início nesta segunda-feira, dia 25, e segue até o dia 20 de dezembro. O curso, denominado "Rescate Acuático", é conduzido por seis bombeiros militares catarinenses especializados na área.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste