O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, no Oeste catarinense, realizará um encontro com os pais e as mães que vivenciaram a experiência da prematuridade neste sábado, dia 30, às 14 horas, na sede da Associação de Funcionários e Amigos do Hospital (AFAHSP). 132s22
Leia também:
• Hospital de Xanxerê celebra Novembro Roxo com ensaio fotográfico de bebês prematuros
• Bebê que nasceu com 870 gramas recebe alta após três meses de internação
Na oportunidade, as famílias poderão compartilhar vivências e reencontrar os profissionais da UTI Neonatal, que acompanharam as jornadas desafiadoras de cada bebê. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) um recém-nascido é considerado prematuro quando nasce antes de completar 37 semanas de gestação.
O evento integra as ações do mês de sensibilização para a prematuridade, o Novembro Roxo. A ação é organizada pela Comissão de Aleitamento Materno do HRSP (CAM) e o Grupo de Humanização do HRSP, a cada dois anos. A participação no encontro é gratuita e aberta a todos os interessados, basta realizar a inscrição pelo telefone (49) 3441-7778.
“O hospital conta com uma equipe multiprofissional que cuida da mulher desde a gestação, seja nos atendimentos em ambulatório nos casos de alto risco, seja na maternidade ou centro cirúrgico na hora do parto e, posteriormente, cuida dos bebês na UTI Neonatal. Em todos os casos, é sempre gratificante reencontrar as famílias e ver como esses bebês, muitos já crescidos, esbanjando saúde e sendo exemplos de superação”, explica enfermeira Talita Souza, coordenadora da CAM.
Além disso, o HRSP também fará um alerta para os partos prematuros, abodando questões de como prevenir, além de informar as consequências do nascimento antecipado para o bebê, família e sociedade.
Alojamento conjunto
O hospital de Xanxerê conta com uma UTI Neonatal equipada com 10 leitos, que atende diversos bebês. Para manter a proximidade entre mães e filhos durante a internação, a instituição disponibiliza um alojamento conjunto, o que favorece o aleitamento materno e o fortalecimento dos vínculos familiares. As mães recebem e multiprofissional, auxiliando-as a enfrentar os desafios desse período delicado com segurança e acolhimento.
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC