Os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) seguem atuando intensamente na Estação Verão. Somente entre os dias 24 e 30 de dezembro de 2024, foram registrados 596 salvamentos por afogamento em praias e rios do estado. O número é reflexo do aumento de banhistas locais e turistas em Santa Catarina. 6e4752
Os dados de salvamentos estão dentro da normalidade, considerando o aumento de banhistas e o intenso trabalho preventivo realizado pela corporação. Além disso, o aumento no número de salvamentos está em conformidade com a expectativa do governo estadual, que já havia anunciado que cerca de 3,1 milhões de turistas viriam para SC nesta temporada.
Atualmente, o CBMSC conta com um efetivo de quase 2 mil guarda-vidas distribuídos em 33 municípios, cobrindo 156 praias e balneários ao longo de 560 km de Litoral. Diariamente, cerca de 470 bombeiros estão em ação no litoral catarinense, com o reforço de 96 bombeiros vindos do interior do estado. Além disso, ambulâncias auto-socorro de urgência estão estrategicamente posicionadas em Florianópolis, na Praia dos Ingleses, e em Balneário Camboriú.
Leia também: Banhista é socorrido após se afogar em praia de SC
A operação de alta temporada, promovida pelo governo de Santa Catarina em conjunto com forças de segurança e secretarias estaduais, teve início em 16 de dezembro e segue até 9 de março de 2025.
Prevenção como prioridade
Além do constante treinamento para as técnicas de salvamento, prevenir afogamentos é um dos principais focos do CBMSC, que desenvolve ações como o Programa Golfinho. O programa, que orienta crianças sobre segurança no meio aquático, é realizado tanto nas praias durante a temporada quanto em escolas e comunidades do interior ao longo do ano.
Para garantir ibilidade a todos, cadeiras anfíbias estão disponíveis em várias praias do estado, possibilitando que pessoas com mobilidade reduzida ou limitada também aproveitem o litoral catarinense com segurança. As localizações dessas cadeiras, assim como informações sobre a segurança das praias, podem ser consultadas no aplicativo CBMSC Cidadão.
Atenção às bandeiras
O aplicativo CBMSC Cidadão também informa a classificação das praias por meio de bandeiras de sinalização:
O CBMSC reforça a importância de respeitar as sinalizações e evitar comportamentos de risco, como tirar fotos ou se aventurar em costões, onde há grande perigo de quedas.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo