Foram lançados no último final de semana os sambas-enredo apresentados pelas escolas Acadêmicos do Grande Vale, Unidos do Herval e Vale Samba, para o Carnaval 2025, que acontece em Joaçaba, no Oeste catarinense. 6x4w5p
Jorge Zamoner, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval (Liesjho), destacou a importância deste momento. "As escolas estão se preparando em todos os sentidos para fazer um grande espetáculo dia 1º de março [...] Cada escola pesquisa muito, trabalha muito para desenvolver uma história que vai ser contada na avenida plasticamente."
A Acadêmicos apresentará o tema "Ideias para Adiar o Fim do Mundo", uma reflexão profunda sobre a preservação do planeta e o cuidado com o meio ambiente. "A importância do tema não é só para o carnaval, mas para o planeta, com o cuidado que devemos ter com a Terra”, disse o presidente da escola.
A Vale Samba apostará na magia com o enredo "Abracadabra". Segundo a presidente Cristina Aparecida da Silva, os preparativos garantirão "muito brilho e muita emoção" na avenida.
Já a Unidos do Herval trará a energia solar como destaque com o tema "Deus Sol", que, segundo o presidente Gustavo Martini Mafra, aborda um tema importantíssimo relacionado às energias renováveis e ao cuidado com o planeta, além de outras fontes de energia que podem suprir nossas necessidades de forma sustentável.
O Carnaval de Joaçaba acontece nos dias 1º e 3 de março, com desfiles das escolas de samba no período da noite na Avenida XV de Novembro. O evento é tradicional no município e um dos principais do estado de Santa Catarina. A festa é organizada pela Prefeitura e pela Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d'Oeste (Liesjho).
No ano ado, a grande vencedora do Carnaval 2024 foi a Acadêmicos do Grande Vale. A escola conquistou 239,6 pontos na apuração. Em segundo lugar ficou a Vale Samba e em terceiro a Unidos do Herval.
A Acadêmicos do Grande Vale apresentou na avenida o enredo "Tejo 50 anos". O título é o bicampeonato da escola, já que também foi campeã no carnaval do ano ado.
Doze jurados avaliaram oito quesitos: alegorias, bateria, comissão de frente, enredo, evolução, fantasias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira e samba-enredo.
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo