Escorpiões são capturados em Chapecó; veja cuidados para evitar picadas 6y2k1u

Ao menos sete animais já foram recolhidos nos últimos dias no interior do município. 2s531g

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

29/01/2025 14h13 3a713



Escorpiões são venenosos e cuidados evitam acidentes (Foto: Divulgação)

Ao menos sete escorpiões já foram capturados nos últimos dias na comunidade de Sede Figueira, no interior de Chapecó. Nesta terça-feira, dia 28, as equipes da Vigilância Ambiental e Epidemiológica realizaram uma busca ativa para prevenir acidentes, além de recolherem os animais para identificação das espécies. 3o2p6v

A equipe da Secretaria de Saúde de Chapecó realizou uma atividade de orientação e cuidados com os moradores. O secretário de Saúde, João Lenz, disse que o trabalho é importante para identificar quais espécies circulam no município. “Isso para que em caso de acidentes, sejam tomadas a medidas adequadas na aplicação do soro e da conduta médica”, comentou.

Os escorpiões são animais invertebrados e venenosos, que podem causar dor e desconforto em caso de picadas. Eles preferem locais quentes e úmidos e precisam de quatro elementos para sobreviver em qualquer terreno: alimento, água, abrigo e o.

Escorpiões foram capturados para análises (Foto: Divulgação)

De acordo com o Instituto Butantan, o lixo, por exemplo, atrai baratas, que servem de alimentação para os aracnídeos. Para a moradia e o, eles procuram entulhos e se infiltram em redes de esgoto, tubulações de água e de energia, que são ambientes mais escuros e úmidos.

O Brasil abriga quatro espécies de escorpiões que são consideradas de interesse médico e registram a maior quantidade de acidentes. O escorpião-preto-da-Amazônia (Tityus obscurus), presente na região Norte e no estado do Mato Grosso; o escorpião-amarelo-do-Nordeste (Tityus stigmurus), que também tem aparecido nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Tocantins; o escorpião-marrom (Tityus bahiensis), frequente nas regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul; e o escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), com ocorrência em todas as regiões do país, mas ainda em Tocantins.

Veja alguns cuidados para evitar picadas de escorpiões:

  • 1. Ao caminhar em áreas onde os escorpiões são comuns, use calçados fechados para evitar que eles entrem em contato com sua pele;
  • 2. Mantenha a casa limpa e organizada, especialmente em áreas onde os escorpiões são mais comuns, como embaixo de móveis e em cantos escuros;
  • 3. Remova objetos que atraem escorpiões, como pilhas de madeira, pedras e entulho;
  • 4. Use luzes em áreas onde os escorpiões são comuns, pois eles são atraídos pela escuridão;
  • 5. Evite áreas com vegetação densa, pois os escorpiões gostam de se esconder em áreas com muita vegetação.



COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.