Cão terapeuta leva alegria aos pacientes do hospital de Xanxerê 5b353q

Iniciativa acontece quinzenalmente e conta com a presença do cão Magi e o tutor bombeiro militar. v81c

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

30/01/2025 11h59 - Atualizado em 30/01/2025 12h00 15q4o



Pacientes recebem a visita do cão terapeuta na unidade (Fotos: Divulgação)

Pacientes do Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, estão recebendo visitas especiais do cão Magi, um labrador do Corpo de Bombeiros que participa das ações do projeto "Plantão Quatro Patas" em 2025. 44182q

A iniciativa, que acontece quinzenalmente, conta com a presença de Magi e o tutor bombeiro militar, Amauri Felipe de Vargas, e tem como objetivo proporcionar bem-estar e alegria aos pacientes, acompanhantes e profissionais do hospital.

Entre os beneficiados pela visita de Magi está Alaor Feliciano dos Santos, de 69 anos, morador de Bom Jesus. Após ar por uma cirurgia cardiológica e permanecer internado na UTI Coronariana, ele expressou sua emoção ao receber a visita do cão terapeuta.

“A gente fica emocionado por ver uma ação tão bonita. Em casa eu tenho 15 cachorros de várias raças e achei muito maravilhosa essa visita. Isso desperta a alegria dos pacientes. Só tenho a agradecer ao atendimento que tenho recebido aqui,” agradeceu o paciente.

“A gente fica emocionado por ver uma ação tão bonita", disse o paciente Alaor, de Bom Jesus (Fotos: Divulgação)

Outro paciente da UTI Coronariana e que também conheceu a Magi, foi Vilson Baggio, de 59 anos, morador de Romelândia, no Extremo-Oeste.

“É a primeira vez que conheci um cachorro dos bombeiros, treinado para encontrar pessoas desaparecidas. Foi uma visita especial. Eu sofri um infarto no dia 18 de janeiro e agora estou me recuperando. Toda a equipe aqui do hospital está de parabéns,” afirmou Vilson.

O Bombeiro Militar Amauri Felipe de Vargas explica que a atividade assistida por animais é um método terapêutico que promove o bem-estar e qualidade de vida.

“Proporcionar esse momento de interação com os pacientes, é muito especial e gratificante para nós. São pessoas, que em muitos casos, permanecem hospitalizadas por um longo período. Alguns, são pacientes que também possuem animais de estimação em casa e que sentem saudade desse contato de afeto e alegria com o animal. Além disso, a ação de conhecer várias pessoas também é importante para o treinamento da Magi, que atua com busca e resgate,” explicou.

"Foi uma visita especial", comentou o paciente Vilson, de Romelândia (Fotos: Divulgação)

Plantão Quatro Patas

Criado em 2014 pela equipe psicossocial do HRSP em parceria com o Corpo de Bombeiros, o "Plantão Quatro Patas" nasceu para atender uma demanda específica de uma criança hospitalizada e, desde então, tornou-se uma referência para diversas instituições de saúde no Brasil. Segundo a coordenação do projeto, a presença dos animais contribui significativamente para a redução do estresse, ansiedade e tristeza, além de estimular a socialização e fortalecer o vínculo entre pacientes, acompanhantes e equipe hospitalar.

Reconhecimento e cuidados

Em dezembro de 2024, o Hospital Regional São Paulo recebeu a medalha de Mérito Cinotécnico do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, em reconhecimento aos anos de parceria na realização do projeto. Ao longo dos anos, diversos cães e tutores já contribuíram para o sucesso da iniciativa.

Os cães participantes am por treinamento rigoroso e são habituados ao convívio humano. Além disso, seguem um protocolo rigoroso da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), garantindo que estejam devidamente higienizados antes e após cada visita, assegurando a segurança de todos os envolvidos


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.