Alesc sedia exposição com itens pessoais da família imperial brasileira t2z6l

Mostra com cerca de 40 peças originais acontece no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis. q51

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

04/02/2025 17h13 2l1o2x



Peças estão expostas no hall de entrada do Palácio Barriga Verde (Fotos: Solon Soares/Agência AL)

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), sedia até o dia 27 deste mês, uma exposição com itens originais pertencentes à família imperial brasileira. A mostra, que acontece no hall de entrada do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, marca os 200 anos de nascimento do Imperador Dom Pedro II e os 180 anos de agem por Santa Catarina. t4s6n

No local, podem ser vistas cerca de 40 peças, entre medalhas, brasões, taças, talheres, pratos e xícaras de porcelana, de fabricação chinesa e sa, que pertenceram a integrantes da família imperial brasileira como Dom João VI, Dom Pedro II, Imperatriz Teresa Cristina e Princesa Isabel, além de outros personagens de destaque na história brasileira.

O acervo conta ainda com objetos curiosos, como um tijolo de barro cozido produzido entre os anos de 1875 e 1889, que traz estampado o brasão da família imperial. A distinção teria sido concedida pelo imperador ao proprietário da olaria em retribuição ao seu “empreendedorismo e pioneirismo”. Outro item que desperta a atenção dos visitantes é uma maçaneta em cristal que fazia parte do Palácio de São Cristóvão, residência para a família imperial brasileira.

As peças expostas são de propriedade do Colégio Catarinense, de Florianópolis, e do advogado e colecionador independente, André Luiz Rigo.

De acordo com Rigo, que é autor do livro “A Mesa do Rei. A Porcelana de Dom João VI, Rei de Portugal, Brasil e Algarves”, a mostra visa promover o conhecimento sobre este período da história brasileira.

“O objetivo desta exposição é que, por meio destes objetos, os visitantes possam conhecer e entender um pouco mais sobre a história do Brasil, e também apreciar as artes da mesa e decorativos daquela época.”






COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.