A Prefeitura de Chapecó recolhe cerca de 400 cargas por semana de resíduos na coleta seletiva. No entanto, pelo menos 600 toneladas são descartadas mensalmente pelas associações de reciclagem por estarem misturados com resíduos orgânicos. 496z2f
“A gente tem que descartar muita coisa, pois vem orgânico misturado no meio. Por isso a gente pede que a população faça a separação correta em casa”, diz Orides Veiga, presidente da Acemar, uma das 12 associações de catadores. Somando com as duas cooperativas, são 173 associados que vivem da reciclagem em Chapecó.
De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos, Graciela Heckler, a Prefeitura colabora com a locação dos galpões, energia e entrega dos rejeitos para as associações.
“Também damos o e legal, pois as associações são amparadas pela lei municipal 7.551, que está alinhada com a lei federal 12.305 e com a portaria 1.250, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima”, afirma.
Ela ressalta que o descarte correto gera renda e contribui com o meio ambiente.
Veja onde descartar seu lixo
Ecopontos
Chapecó conta também com três Ecopontos, um na Secretaria de Agricultura, outro na Secretaria de Serviços Urbanos e outro no Parque da Efapi, que recebem os seguintes materiais, de segunda a sábado:
Materiais não recebidos nos Ecopontos
Para o recolhimento destes materiais, deve ser contratado um serviço particular. As empresas que geram grande volume de resíduos também devem obedecer a um plano de destinação.
A Prefeitura orienta que a população denuncie descartes irregulares, com imagens que identifiquem o flagrante, o autor ou a placa do veículo, para que seja possível a responsabilização.
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo