O governo de Santa Catarina está investindo em mais de 3 mil câmeras de alta resolução, dentro do projeto de videomonitoramento da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri). A tecnologia empregada conta com apoio da Inteligência Artificial (IA), que permitirá a integração de outros recursos, como reconhecimento facial, contagem de pessoas, leitor de placa veicular, além de controle de o de veículos e pessoas. 2r6a51
Entre os equipamentos adquiridos, estão as câmeras Speed Dome, com giro de 360° e zoom ótico de 32x, reconhecimento facial e alarmes de intrusão.
“No ano de 2024 e agora em 2025, o governo de Santa Catarina está investindo na Sejuri aproximadamente R$ 15 milhões em sistemas de videomonitoramento inteligentes em 19 unidades prisionais e socioeducativas, trazendo mais segurança para todos”, destaca o secretário da Sejuri, Carlos Alves.
O aumento da vigilância é condição fundamental em estabelecimentos penais e socioeducativos, e a utilização de métodos modernos com equipamentos de tecnologias de ponta facilita a tomada de decisões e reduz o tempo de resposta em ocorrências ou situações de emergência.
As câmeras também contribuem com a identificação de atos ilícitos que possam ser praticados no ambiente prisional.