A Prefeitura de Chapecó informou ser o primeiro órgão público a adquirir o drone Matrice 30T (versão Dock), que será utilizado pela Guarda Municipal nos serviços de segurança pública. “Trata-se de um drone de última geração que fará rondas virtuais e fornecerá fotos e imagens para a corporação”, diz uma nota divulgada pela istração municipal na última semana. 3h6o6t
Conforme o comunicado, o Matrice 30T é um equipamento autônomo formatado para operações programadas, ou seja, todo o processo realizado é predefinido antes dos comandos serem emitidos. “Nossa equipe já ou por treinamentos e orientações técnicas para promover as operações”, destaca o diretor de Segurança Pública de Chapecó, Roger de Lima.
O drone conta com uma câmera termal, que detecta o ambiente através do calor e, com isso, consegue identificar de forma eficaz, pessoas em locais de difícil o. “Pessoas em fuga ou desaparecidas em áreas fechadas são facilmente identificadas”, explica De Lima.
O equipamento tem capacidade para percorrer um raio de até 10 quilômetros e fará parte das operações integradas, fornecendo registros fotográficos e de vídeo. “Vamos reduzir muito a ação de criminosos. Entre eles, assalto a residência e furtos de cabos e fios”, afirma o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.
Nas principais lojas que vendem o equipamento na internet, os preços variam de R$ 60 mil até R$ 80 mil, a depender dos órios inclusos. O valor pago pelo município na aquisição do drone não foi divulgado.
Bets acumulam queixas como atraso em prêmios e publicidade enganosa
Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, aponta IBGE
MPSC investiga instalação irregular de cabos em postes de Chapecó