Bombeiros de SC investem R$ 5 milhões em radiocomunicação digital 1c5773

Novos equipamentos já foram distribuídos para diversas regiões do estado. 4p6e4n

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

16/04/2025 08h18 vs2w



Foram adquiridos 640 terminais de radiocomunicação digital (Foto: Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) investiu mais de R$ 5 milhões na aquisição de 640 terminais de radiocomunicação digital, entre modelos móveis e portáteis. Os novos equipamentos já foram distribuídos para diversas regiões do estado para agilizar o atendimento de ocorrências e melhorar a comunicação entre as equipes. 2t1iu

A compra foi realizada por meio da Divisão de Tecnologia da Informação (DiTI) e da Diretoria de Logística e Finanças (DLF). Os rádios móveis serão instalados nas viaturas, enquanto os portáteis — conhecidos como HTs (Handy Talkies) — ficarão com os bombeiros durante o atendimento.

Segundo o major Rodrigo Ghisolfi, da DiTI, os aparelhos contam com tecnologia avançada e diversas funcionalidades. "Com esses equipamentos, a comunicação será mais clara, rápida e segura, o que impacta diretamente na agilidade das operações e na segurança das equipes. É um o importante na modernização do nosso trabalho", afirma.

As Organizações de Bombeiros Militares (OBMs) contempladas com os novos rádios incluem unidades em Florianópolis, Fraiburgo, Videira, Araranguá, Lages, São Joaquim, Chapecó, Araquari, Itajaí, Itapoá, Navegantes, Mafra, Major Vieira, São José, Joaçaba, Maravilha, Descanso, Presidente Getúlio (e os convênios com Witmarsum e José Boiteux), Blumenau, Brusque, Imbituba, Laguna, Faxinal dos Guedes e São Lourenço do Oeste.

A iniciativa faz parte do plano de digitalização do sistema de comunicação do CBMSC. A próxima fase inclui a instalação e ativação da infraestrutura digital, o que deve ampliar a cobertura do sinal de rádio e aumentar a eficiência no atendimento à população.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.