Pelo terceiro ano consecutivo, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) Matheus Premoli e seu cão de busca Bono continuam no topo como o binômio com o maior número de certificações ativas do Brasil. Em 2023 e 2024, a dupla já figurava entre os destaques nacionais, com seis certificações válidas, ao lado dos cães Hokay e Ayla, de Pernambuco. Agora, em 2025, Premoli e Bono se tornaram os únicos no país a conquistar oito certificações operacionais simultâneas. 3sv6b
No CBMSC, o termo binômio designa a parceria formada por um bombeiro militar cinotécnico e cão de busca e resgate. Essa união é fundamental para operações de salvamento, aproveitando a habilidade dos cães em localizar pessoas em cenários de desastre ou desaparecimento.
O cão Bono vive com o sargento Premoli desde os 67 dias de vida. Segundo o sargento, a conquista é resultado de um trabalho diário intenso e de uma dedicação que vai além dos limites do quartel.
“Nossa função é diferenciada, pois levamos a nossa ‘ferramenta’ de trabalho para casa e ela continua ativa, sem desligar. Após os horários normais de trabalho e treinos no quartel, ficamos de sobreaviso para ocorrências que possam surgir. Por isso, o condicionamento físico e os treinos diários são muito importantes para manter o cão sempre apto”, explica o sargento.
Além das missões operacionais de busca e resgate, o binômio também participa de atividades comunitárias, como visitas a escolas, hospitais e instituições parceiras do Corpo de Bombeiros Militar, reforçando o papel social dos cães de busca no Estado.