Brasileiros no exterior podem solicitar informações pelo Meu INSS 421s3w

Aplicativo está disponível em todas as plataformas digitais e na internet. 2b2864

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

18/05/2025 16h57 2f3wt



Segundo dados do Ministério das Relações Exteriores, há cerca de 4,9 milhões de brasileiros residentes no exterior. Mesmo longe do país de origem, esses cidadãos podem se manter bem informados sobre seus benefícios por meio do Meu INSS (aplicativo ou site), em que é possível obter informações relacionadas ao pagamento e ao vínculo com o regime previdenciário brasileiro, entre outros serviços. 6v2j6q

Vale lembrar que, para pedir benefícios, o cidadão que mora em outro país com o qual o Brasil tem Acordo Internacional de Previdência Social firmado, deve sempre procurar a Instituição de Previdência (organismo de ligação) do país acordante.

Além das praticidades que a plataforma Meu INSS disponibiliza ao cidadão, o INSS, por meio dos acordos internacionais, facilita o recebimento de valores pelos segurados e dependentes que moram em outros países, com o pagamento do benefício mensalmente em suas contas bancárias, a partir do pedido.

Acordos internacionais

Os serviços dos acordos internacionais são prestados pelas Agências de Previdência Social de Atendimento a Acordos Internacionais (Apsai), seja para quem reside no exterior como para quem mora em território brasileiro.

Ao procurar a Instituição de Previdência do país acordante, quem reside no exterior e contribui ou contribuiu no Brasil e em outro país do acordo é informado de como fazer o requerimento do benefício.

Os organismos de ligação, então, enviam ao Brasil o requerimento e as informações contributivas, necessárias para concluir o pedido. Com a documentação, as Apsai analisam e concluem o pedido do benefício, caso não haja a necessidade de exigência, informando o interessado.

Os detalhes de cada um dos acordos, países signatários e mais informações sobre o tema podem ser ados através deste link.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.