O governo de Santa Catarina investiu na modernização do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), promovendo um avanço histórico na frota da corporação com a aquisição de 232 novas viaturas. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta das unidades operacionais em todas as regiões do estado, que receberam, entre os anos de 2023 e 2024, R$ 113,9 milhões em investimentos. 5g122j
A previsão, entre 2025 e 2026, é de uma renovação da frota de veículos pesados da corporação, com investimentos estimados em R$ 70 milhões.
Fortalecimento das unidades operacionais
Além da ampliação da frota, os recursos também foram utilizados para garantir o reforço de equipamentos embarcados e a padronização dos veículos, o que permite agilidade, segurança e eficácia nas operações. A modernização também contribui para a redução do tempo-resposta e amplia a cobertura operacional em áreas urbanas e rurais.
O Plano Estratégico do CBMSC estabelece como meta que os caminhões (ABTR/AT) tenham até 15 anos de uso, já com relação aos outros veículos esse tempo é reduzido para 5 anos e o investimento na renovação dos veículos pesados, previsto para 2026, permitirá alcançar esse objetivo. A iniciativa garante maior disponibilidade de recursos, confiabilidade dos equipamentos e segurança tanto para os bombeiros quanto para os cidadãos atendidos.
“Esses recursos não representam apenas números. Cada nova viatura entregue significa uma vida salva, um tempo de resposta reduzido, uma comunidade mais segura. E essa renovação reflete o comprometimento do Governo do Estado e desta gestão na valorização da corporação”, afirma o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.