Imetro dá dicas para comprar com segurança na Black Friday o6o1d

Confira as orientações do Instituto de Metrologia de Santa Catarina para não cair em furada 1b56x

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

26/11/2020 08h31 5ak5u



Para contribuir na difícil tarefa do consumidor em escolher um produto em meio às inúmeras promoções da Black Friday, o Instituto de Metrologia (Imetro) de Santa Catarina elaborou uma série de recomendações sobre os itens mais desejados pelos brasileiros e que são regulamentados pelo Inmetro. 5w5i70

As ofertas da Black Friday podem ser uma excelente oportunidade para comprar o que está precisando ou adiantar as compras de Natal. Entretanto, para fazer um bom negócio, além do preço, é preciso considerar outros aspectos, como segurança e eficiência energética.

“Tranquilidade na hora da compra e informação são fundamentais para as melhores escolhas. Agindo dessa maneira, o consumidor evita comprar por impulso, e terá condições de analisar se a aquisição realmente compensa”, orienta Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC.

Confira as dicas do Imetro na hora das compras neste 27 de novembro:

Eletrodomésticos

- Selo de segurança:  183 tipos de eletrodomésticos possuem o selo do Inmetro, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui aspiradores de pó, máquinas de cortar cabelo, lava-louças, batedeiras e processadores de alimentos, entre outros.

- Etiqueta de eficiência energética: entre esses eletrodomésticos, alguns também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. Ex.: geladeiras, televisores, etc.

- Selo Ruído: os aparelhos que fazem mais barulho (liquidificadores e secadores, por exemplo) devem ter esse selo na embalagem, informando a potência sonora em decibéis e classificando os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso).

Roupas e demais produtos têxteis

Algumas informações são obrigatórias:

- Dados do fabricante ou do importador (nome, razão social ou marca e CNPJ);

- País de origem do produto;

- Composição têxtil (indicação em percentual da massa do produto);

- Cuidados com a conservação (símbolos de lavagem, alvejamento, secagem, adoria e cuidado têxtil profissional);

- Indicação de tamanho ou de dimensões expressas em unidades do Sistema Internacional (por exemplo: milímetros, centímetros ou metros).

Essas informações devem ser colocadas de maneira permanente e indelével no meio do produto têxtil. Esse meio pode ser uma etiqueta, selo, rótulo, decalque, carimbo, estampagem ou similares.

Brinquedos

- O selo de identificação da conformidade do Inmetro; faixa etária a que o produto se destina; informações sobre o conteúdo; e instruções de uso, de montagem e alertas de segurança.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.