Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira parcela da antecipação do pagamento do 13º salário a partir de abril. A primeira parte, correspondente a 50% do valor do benefício, será paga entre 25 de abril e 6 de maio, conforme cronograma de recebimento dos benefícios. Já a segunda parcela, no período de 25 de maio a 7 de junho. 6f3yt
O pagamento do 13º salário aos beneficiários do INSS foi antecipado para o primeiro semestre deste ano por meio de um decreto assinado pelo Presidente Jair Bolsonaro no dia 17 de março. A medida faz parte do Programa Renda e Oportunidade, que prevê uma série de medidas para alavancar a retomada da economia no país.
Cerca de 30,5 milhões de beneficiários do INSS serão contemplados com a antecipação do 13º salário em todo o Brasil, injetando aproximadamente R$ 56,7 bilhões na economia. Em geral, o pagamento do 13º salário ocorreria somente a partir de agosto, seguindo até novembro.
Empréstimos
No mesmo ato, o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória ampliando a margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS dos atuais 35% do valor do benefício para até 40%
A medida também autoriza que cidadãos que recebem benefícios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou que participem do programa Auxílio Brasil tenham o ao empréstimo com juros mais baixos.
Segundo o governo federal, as mudanças devem beneficiar mais de 50 milhões de brasileiros e liberar cerca de R$ 77 bilhões em empréstimos consignados para esse público.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo