Xaxim é o município mais rápido do Brasil para abertura de empresa 3d6y6g

Santa Catarina também tem outras cidades no topo de ranking divulgado pelo Ministério da Economia 1b5ez

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

08/06/2022 08h55 5136k



Xaxim é o município brasileiro com o menor tempo para abertura de uma empresa. São necessárias apenas três horas, conforme o Boletim do 1º quadrimestre de 2022 do Mapa de Empresas. O levantamento é do Ministério da Economia (veja aqui). 4r3k4x

Entre as medidas adotadas pelo município para liderar o ranking estão a adequação dos procedimentos internos para concessão de alvará de licença para localização, funcionamento e permanência; construção de um plano de ação para continuidade dos avanços e publicação de um decreto que instituiu critérios gerais para emissão de alvarás para o livre exercício de atividade econômica, regulamentou o procedimento simplificado para abertura e registro de negócios e estabeleceu providências para o desenvolvimento socioeconômico.

A istração municipal aponta que todas as medidas buscam agilizar os procedimentos burocráticos para quem deseja empreender, reduzir o tempo de espera do empresário para iniciar as atividades, diversificar os segmentos econômicos e incentivar o empreendedorismo local.

“Até bem pouco tempo, empresários preferiam ir a outros municípios para se instalar devido à burocracia em Xaxim. Hoje, depois de muito planejamento e trabalho, mudamos esta realidade e comemoramos esses resultados, que comprovam que estamos trilhando o melhor caminho para simplificação e melhoria do ambiente de negócios”, observa o secretário de istração, Fazenda e Desenvolvimento Econômico do município, Alberto Antonio Grasel.

Média no Brasil

O boletim revela que o tempo para abertura de empresas no país é, em média, de 1 dia e 16 horas. Outros municípios catarinenses também figuram na relação entre os mais ágeis para abertura de novos negócios: Mafra (4 horas e 1 minuto), Criciúma (4 horas e 11 minutos), Brusque (4 horas e 33 minutos) e Navegantes (5 horas e 36 minutos).

O tempo médio de abertura de empresas considera etapa de viabilidade (em que o município e a Junta Comercial confirmam a possibilidade de a empresa se estabelecer no endereço indicado e usar o nome empresarial escolhido) e etapa do registro (Junta Comercial arquiva os documentos de constituição e lhe fornece o número do CNPJ, gerado pela Receita Federal). Para empresas que exploram atividades de baixo e médio risco, que representam aproximadamente 90% das registradas, o cumprimento dessas etapas é suficiente para o início do funcionamento.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.