Rússia anuncia fim de restrições e volta a importar carne bovina brasileira 6y1i46

País havia suspendido a importação em razão da detecção de um caso atípico de vaca louca 3e1854

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

07/04/2023 14h47 69122o



O governo brasileiro recebeu nesta sexta-feira, dia 7, o anúncio do fim das restrições à importação de carne bovina brasileira por parte da Rússia. O país tinha suspendido a compra no início de março em razão de um caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) ― popularmente conhecida como vaca louca ― no Pará. 6t3s1x

Segundo o governo, diferentemente da forma clássica da enfermidade, a forma atípica é de ocorrência natural e espontânea no rebanho bovino, não representa risco à saúde pública e tampouco justifica restrições à importação, conforme diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Em função do caso, a Rússia havia suspendido no dia 1º de março a importação de carne bovina proveniente de animais com mais de 30 meses de idade do Pará.

O governo também diz que o Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da rede de embaixadas e em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em países estratégicos, segue atuando desde a ocorrência do caso para evitar fechamentos indevidos de mercados.

Em 2022 foram exportados cerca de 165 milhões de dólares em carne bovina para a Rússia, o equivalente a 24 mil toneladas.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.