Santa Catarina se destaca como o segundo melhor estado para fazer negócios 2o6w3w

Estado conta com 11 municípios entre os 100 melhores, incluindo Itajaí, Florianópolis, Palhoça e Chapecó. 3f2z1b

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

12/03/2024 21h33 i6o4u



O setor de comércio brasileiro está ando por um momento de grande atividade. Em 2023, houve a abertura de 4,5 milhões de novas empresas no país, com o comércio destacando-se como o segundo setor que mais contribuiu para esse crescimento, alcançando 28% do total. 186e6v

Esta tendência positiva se reflete em Santa Catarina, que se posiciona como o segundo estado com maior representatividade no ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócio da Urban Systems.

No Brasil, o estado conta com 11 municípios entre os 100 melhores, incluindo Itajaí (3º lugar), Florianópolis (5º lugar), Palhoça (7º lugar), Chapecó (13º lugar), São José (21º lugar), Jaraguá do Sul (27º lugar), ville (36º lugar), Blumenau (46º lugar), Brusque (54º lugar), Balneário Camboriú (58º lugar) e Camboriú (77º lugar).

Em Florianópolis, o comércio varejista e atacadista registrou um crescimento de 3,5% e 4,9%, respectivamente. Além disso, a cidade se destaca pela rapidez na abertura de empresas, com um tempo médio de apenas 0,55 dias para o processo, conforme indicado pelo Mapa das Empresas.

Cristiano Corrêa, responsável por uma rede de lojas especializada em produtos de limpeza, destaca que o cenário do comércio em Santa Catarina é extremamente promissor, com expectativas de crescimento contínuo nos próximos anos.

“Nossa rede já possui 30 unidades no estado e queremos expandir para mais 110 até 2026. Esse crescimento é impulsionado pelo aumento da renda per capita, expansão do crédito, investimentos em infraestrutura e qualificação da mão de obra. Todos esses fatores contribuem para a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento do comércio no estado, com potencial para se tornar um dos principais polos comerciais do Brasil”, frisa.

O desempenho positivo do varejo em Santa Catarina é reflexo do cenário favorável para o setor em todo o Brasil. O aumento na abertura de empresas, a criação de novos empregos e os investimentos em expansão e modernização da infraestrutura comercial apontam para um crescimento sustentável no ramo dos negócios.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.