Santa Catarina registrou um marco histórico ao ultraar em outubro a marca de 200 mil novas empresas constituídas em 2024. Com o acréscimo, o estado chega a 1,46 milhão de empresas ativas, segundo o governo catarinense. u53q
Entre janeiro e outubro de 2023, o volume de empresas constituídas foi de 194 mil. Agora, no mesmo período de 2024, chegou a 216.605 — alta de 11,1%. Na comparação com 2022, o percentual é ainda maior, alta de 17,2%.
Segundo o governo, o aumento reflete o impacto das inovações da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), que tem investido em iniciativas como a transformação digital e o incentivo ao empreendedorismo jovem, facilitando a criação de empresas e atraindo empreendedores para novas oportunidades.
O presidente em exercício da Jucesc, Fabiana Everling, diz que o órgão tem investido cada vez mais em tecnologia, no uso da inteligência artificial, na capacitação dos servidores e no estudo constante para a implementação de medidas que acompanhem a velocidade do mercado, “que exige cada vez mais um cenário menos burocrático, mas sem deixar de primar pela segurança jurídica que o cidadão catarinense anseia”.
Pequenos negócios
Do total de 216 mil empresas constituídas entre janeiro e outubro, 161 mil (74%) são microempreendedores individuais (MEIs). Também foram constituídas 51 mil (24%) empresas de sociedade limitada e 3 mil (1,4%) como companhia de empresário individual, entre outras modalidades.
Entre os destaques do crescimento está a presença significativa de mulheres empreendedoras, que registraram um aumento expressivo entre as novas empresas em 2024.
“Os números da constituição de empresas nos mostram que o catarinense está mais disposto a empreender, principalmente o micro e pequeno empresário. É importante salientar que este segmento conta com diversos auxílios do governo do estado, como o Programa Juro Zero e o Pronampe SC”, destaca o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
O top 5 de municípios que mais constituíram empresas é formado por Florianópolis, na liderança, com 23,5 mil CNPJs criados em 2024, ville em segundo lugar, com 20,1 mil empresas abertas, Blumenau, com 11,7 mil, Itajaí (11,2 mil) e São José (9,9 mil).
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste