O órgão de Proteção e Defesa ao Consumidor de Santa Catarina (Procon SC) divulgou nesta quinta-feira, dia 28, um ranking de reclamações ligadas à Black Friday. A lista mostra os problemas registrados durante o evento no ano ado. 555v21
Leia mais: Origem da Black Friday e vantagens da data tão esperada no ano
De acordo com o órgão, assim como há inúmeras oportunidades para fazer boas compras e aproveitar as promoções, há também muitos golpes, por isso é necessário que o consumidor fique atento.
Em 2023, na semana que antecedeu a Black Friday (20 a 23 de novembro), o Procon SC registrou 1.448 reclamações ligadas à data, três vezes mais do que a média registrada usualmente. Isso ocorreu porque muitos comércios aproveitam todo o mês de novembro para oferecer descontos.
Em 24 de novembro, dia da Black Friday 2023, foram registradas 330 reclamações sobre a compra de produtos. Já na semana seguinte, entre 27 de novembro e 1º de dezembro daquele ano, foram 1.978, número muito acima da média convencional de reclamações.
Cuidados
Para comprar na Black Friday, o Procon alerta para as dicas de segurança, como: pesquisar, comparar preços, optar por comprar em lojas com credibilidade, verificar o destinatário de transações bancárias, não fornecer dados bancários e, principalmente, exigir os direitos enquanto consumidor.
Como acionar o Procon SC
Para acionar o órgão, o consumidor pode realizar uma ligação gratuita para o telefone 151, ar o site ou entrar em contato com o Zap Denúncia (48) 3665 9057, através do WhatsApp do Procon SC.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo