Os empresários catarinenses estão otimistas e dispostos a contratar, segundo uma pesquisa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), realizada Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) no início deste mês de dezembro. 614g1c
Conforme o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), o estudo de abrangência estadual revela que a confiança em alta é puxada pelas expectativas positivas quanto ao futuro do setor e da economia.
O resultado mostra que a confiança do empresário do comércio subiu 1,5% na agem de outubro para novembro, ando de 112,9 para 114,6 pontos, segundo detalha o diretor Executivo do Sicom, Almeri Dedonatto. Ele explica que a escala vai de 0 a 200 e valores acima de 100 demonstram o otimismo do empreendedor quanto ao cenário econômico brasileiro, setorial e da própria empresa.
Quanto ao futuro dos negócios, o levantamento da Fecomércio cita que o empresário também está mais confiante. O Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (Ieec), por exemplo, cresceu 3,2%, saltando de 144,1 para 148,7 pontos em novembro. Os dados revelam que o empreendedor está mais confiante no futuro e vê tendência de crescimento para os próximos meses.
Contratação de funcionários
O levantamento da Fecomércio apresenta que o indicador, que mede a expectativa de abrir novas vagas de emprego, cresceu 3,5% em novembro, demonstrando a necessidade de reforçar a equipe de vendas para o período de fim do ano e temporada de verão.
A Fecomércio também indica que a abertura de novas vagas no comércio catarinense vem sendo positiva ao longo de todo o ano de 2024. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor gerou 15.948 postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro e outubro. Ao todo, o comércio emprega mais de 530 mil trabalhadores em Santa Catarina.
Bets acumulam queixas como atraso em prêmios e publicidade enganosa
Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, aponta IBGE
MPSC investiga instalação irregular de cabos em postes de Chapecó