Operação Natal Seguro fiscaliza mais de mil produtos em SC 3w3766

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela ouvidoria do Imetro. g666b

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

10/12/2024 14h47 4nn4v



Fiscal verifica produto em loja de SC (Foto: Divulgação/Imetro-SC)

Mais de 115 mil produtos já foram fiscalizados pelo Instituto de Metrologia do governo de Santa Catarina, o Imetro-SC, durante a operação especial Natal Seguro, realizada em todo o estado. 2j636f

Com a proximidade da data que movimenta o comércio, fiscais foram às ruas para verificar a segurança e qualidade de brinquedos, bicicletas infantis e luminárias pisca-piscas.

Dos 115.449 produtos fiscalizados, foram encontradas irregularidades em 2.127 itens, que foram apreendidos e os estabelecimentos notificados. As empresas têm prazo de 10 dias para apresentar defesa ao Instituto.

“Entre a maior parte das irregularidades, foram encontrados brinquedos sem a certificação, ou com a certificação de outro produto. No caso dos pisca-piscas, foi constatado que alguns lotes não tinham a devida marcação, o que não está de acordo com a legislação”, explica o diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Vinícius Moreira.

O presidente do órgão, Alexandre Soratto, explica que o objetivo da operação é trazer mais segurança ao consumidor. “O selo do Inmetro no produto indica que ele ou por testes e está em conformidade com as normas de segurança”, alerta.

No caso de brinquedos e bicicletas, a ação buscou identificar produtos que não tenham ado pelo processo de certificação. Já em relação às luminárias natalinas, os fiscais verificaram as informações obrigatórias para o consumidor e se o plugue está no padrão brasileiro.

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela ouvidoria do Imetro-SC, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 643 5200 (de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas).


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.