Santa Cataria definiu o calendário de pagamento do IPVA para 2025. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), as alíquotas aplicadas no estado estão mantidas, sendo 2% para carros e utilitários nacionais ou estrangeiros e 1% para motocicletas e similares, veículos usados no transporte de carga/ageiros e locação. m4z19
Sem aumentar o imposto, o IPVA catarinense continua na lista dos mais baratos do Brasil, abaixo do que é praticado em pelo menos 24 estados. Além de Santa Catarina, o Acre e o Espírito Santo também têm alíquota de 2%. São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por outro lado, têm alíquotas de 4% para veículos de eio e estão entre os mais caros do País. O percentual também é maior nos estados vizinhos: 3,5% no Paraná e 3% no Rio Grande do Sul.
Atualmente, o estado tem 6.177.362 veículos registrados em sua frota, dos quais 4.993.715 são íveis de tributação. A base de cálculo do IPVA é o valor de mercado do veículo e leva em conta a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Formas de pagamento
Isenções
Motocicletas até 200 cilindradas e veículos com 30 anos ou mais de fabricação são isentos do pagamento do IPVA em Santa Catarina. A isenção para as motocicletas está condicionada ao não cometimento de infração de trânsito no ano anterior e é concedida automaticamente.
Há também isenção para veículos de propriedade de pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda, autista, ou de seu responsável legal, ainda que conduzido por terceiro, táxis, de propriedade das sociedades, instituições religiosas, educação e outros.
Arrecadação
Santa Catarina deve arrecadar R$ 4,4 bilhões com o IPVA em 2025. Em 2024, a arrecadação com o imposto cresceu quase 8% na comparação com 2023, alcançando a marca de pouco mais de R$ 4 bilhões (levantamento até 12 de dezembro).
Da arrecadação com o imposto, 20% é enviado ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Dos 80% restantes, metade é destinada ao município em que o veículo estiver registrado e a outra metade fica com o governo estadual.
Calendário de pagamento
Veículos novos e importados: no prazo de 30 dias após a aquisição ou o desembaraço aduaneiro.
Demais veículos: de acordo com a tabela abaixo.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo