Comitê de Política Monetária define nova taxa Selic 5s6l

Elevação foi de 0,5 ponto percentual e alcançou o maior patamar desde agosto de 2006. xay

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

07/05/2025 19h54 - Atualizado em 07/05/2025 19h55 261o69



O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou, após decisão unânime no início da noite desta quarta-feira, dia 7, o novo valor da taxa básica de juros, a taxa Selic, que saiu de 14,25% para 14,75% ao ano. A elevação foi de 0,5 ponto percentual e o valor alcançou o maior patamar desde agosto de 2006.  5o6z6d

“O Copom decidiu elevar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual, para 14,75% a.a., e entende que essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”, diz um trecho da nota publicada pelo BC após a decisão.

Segundo o comunicado do BC, As expectativas de inflação para 2025 e 2026 apuradas pela pesquisa Focus permanecem em valores acima da meta, situando-se em 5,5% e 4,5%, respectivamente. A projeção de inflação do Copom para o ano de 2026 situa-se em 3,6% no cenário de referência, conforme tabela abaixo:

Foto: Divulgação/BC

O texto também cita um ambiente externo "adverso e particularmente incerto" em razão da política econômica dos Estados Unidos. No cenário doméstico, há menção para as expectativas de inflação acima da meta. "Os riscos para a inflação, tanto de alta quanto de baixa, estão mais elevados do que o usual", diz outro trecho da publicação.

O comitê não sinalizou o que deve ocorrer na próxima reunião, prevista para agosto.

"Para a próxima reunião, o cenário de elevada incerteza, aliado ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos acumulados ainda por serem observados, demanda cautela adicional na atuação da política monetária e flexibilidade para incorporar os dados que impactem a dinâmica de inflação".

Selic

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia, que influencia outras taxas de juros do país, como taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras. A definição da taxa Selic é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo BC para controlar a inflação.

A Selic é a taxa de juros média praticada nas operações compromissadas com títulos públicos federais com prazo de um dia útil.

O nome da taxa Selic vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que é uma infraestrutura do mercado financeiro istrada pelo BC. Nesses sistemas são depositados e transacionados títulos públicos federais.​


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.