Casos envolvendo pais negligentes aos estudos dos filhos são recorrentes em Ponte Serrada. Somente nesta semana, segundo informou o Ministério Público, seis audiências relativas ao crime, classificado como abandono intelectual, foram realizadas no Fórum. Em três casos os pais se comprometeram com a volta dos filhos às escolas. 4u4i59
De acordo com o MP, os pais aceitaram a proposta de transação penal para suspender os processos. Nos procedimentos policiais houve a constatação de que os pais ou responsáveis deixaram de matricular os filhos em uma unidade de ensino durante o ano de 2015 ou garantir a frequência deles às aulas.
Das seis audiências, três terminaram com a aceitação da proposta de transação penal, onde os pais se comprometeram a pagar até R$ 660 para suspender os processos. Em outras duas audiências os responsáveis não compareceram, perdendo o direito à proposta. A outro caso o MP não ofereceu a transação penal por conta dos maus antecedentes dos pais. Os três processos seguem agora para o oferecimento da denúncia.
Segundo o promotor da comarca de Ponte Serrada, Djônata Winter, a apuração das causas da evasão escolar é feita pela própria escola antes da instauração de procedimento criminal. Caso a unidade de ensino não consiga garantir o retorno do aluno, o Conselho Tutelar a a atuar no caso. O procedimento só é encaminhado ao Ministério Público quando há insucesso nas tentativas anteriores. O MP então realiza uma reunião com os pais e o aluno e verificada a necessidade de instauração de um procedimento criminal.
O crime de abandono intelectual está previsto no artigo 246 do Código Penal. O promotor destaca que os procedimentos instaurados se desencadearam com a comprovação do abandono dos pais na criação dos filhos. Ele ainda aponta que a obrigação de matrícula e supervisão da frequência às aulas vai até os 18 anos. Além disso, lembra que até uma união estável do filho ou da filha maior de 16 anos não retira a responsabilidade dos pais.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo