As inscrições para o vestibular unificado 2020 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) terminam nesta segunda-feira, dia 14. O cadastro para os interessados em cursar graduação na universidade podem ser feitos somente pela internet. 301al
A taxa é de R$ 144 para todos os cursos, por meio do pagamento de boleto efetuado em qualquer agência bancária do território nacional, em postos de autoatendimento ou via internet. A data limite para o pagamento é o dia seguinte ao término das inscrições, esta terça-feira, dia 15. A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) alerta para que candidato se atente ao horário estabelecido pelo banco para autorização de pagamento.
As provas estão agendadas para os dias 7, 8 e 9 de dezembro, das 14h às 18h. Estão sendo ofertadas 5.174 vagas em 145 opções de cursos. No processo seletivo serão implementadas as ações afirmativas das Instituições de Ensino Superior (IES) destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, com recorte de renda, e autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiências.
O vestibular conjunto entre UFSC e UFFS é a novidade da edição 2020. Os candidatos devem optar, no momento da inscrição, por uma das instituições, respondendo a mesma prova para o ingresso nos cursos de graduação. Os vestibulandos devem escolher dentre 11 campi distribuídos pela região Sul.
A confirmação de inscrição preliminar será disponibilizada no site da Coperve, a partir de 17 de outubro, a todos os candidatos que tiverem sua inscrição deferida, para conferência de seus dados. Também será publicada a relação das inscrições preliminarmente indeferidas por falta de pagamento. O dia 22 de outubro será a data limite para a correção de dados constantes na inscrição, se for o caso. A indicação do local de realização das provas do candidato estará disponível a partir 22 de novembro.
O primeiro dia do concurso será no sábado, 7 de dezembro. Os candidatos responderão questões de língua portuguesa e literatura brasileira ou libras, segunda língua, matemática e biologia.No dia seguinte, 8 de dezembro, serão contempladas: ciências humanas e sociais, física e química. Já no último dia de prova, 9 de dezembro, está agendada a redação e quatro questões discursivas.
O concurso irá preencher 70% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFSC e 30% das vagas de cada um dos cursos de graduação da UFFS para o ano letivo de 2020. Ambas as instituições manterão o sistema de cotas já estabelecido e a proporção de vagas destinadas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por cada universidade.
ageira de automóvel, jovem de 26 anos morre em acidente no Oeste