O retorno das aulas já é realidade em alguns municípios da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), composta por 14 cidades da região. Para o retorno de forma segura, o Estado elaborou o Plano de Contingência da Educação. 1u3v4o
A Amai esteve presente em todo o processo de auxílio para que o retorno às aulas seja o mais seguro possível. Em 2020 a entidade deu e aos secretários de educação no ree de informações e resolução de situações frente à educação na pandemia.
Para haver um padrão de ação regional, os municípios, a partir do Plano Estadual de Contingência, elaboraram, com auxílio da Amai e Defesa Civil, os planos no âmbito municipal (PlanCon Edu Municipal) e PlanCon Edu Escolar, com todas as diretrizes e ações necessárias envolvendo o retorno da atividade escolar.
Os planos trazem medidas como o retorno das turmas de forma híbrida, com metade dos alunos com aulas presenciais e metade no ensino remoto, alternando as semanas. Além de todos os cuidados sanitários, como uso de máscaras, álcool gel, aferimento de temperatura, distanciamento, lotação reduzida no transporte e demais itens previstos nos planos de cada município.
Seis municípios já retornaram às aulas e outros oito terão o início das atividades escolares presenciais na próxima segunda-feira, dia 5 de abril.
Veja abaixo como ficou o retorno das aulas na região da Amai:
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo