Maria Eduarda Brunetto, da Escola de Educação Básica João Roberto Moreira, de São Domingos, no Oeste de Santa Catarina, tirou 940 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a nota, ela foi aprovada em Farmácia, na Unoesc de Xanxerê, mas ainda aguarda o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). 1ta4h
“Sempre estudei em escola pública e fui incentivada pelos professores a estudar para além da sala de aula. Esse foi o diferencial”, pontua ela.
Com o distanciamento social pela pandemia ela criou uma agenda de estudos para poder suprir a falta de interação com os professores e ou a estudar ainda mais intensamente.
O tema da redação do exame em 2021 foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de o à cidadania no Brasil". Os participantes precisaram escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.
Maria Eduarda treinou diversas redações, mas considera o tema do último Enem muito diferente do que já havia escrito: “Apesar de ter sido desafiador, os textos de apoio de certa forma me deram um norte. As ideias foram surgindo e eu consegui expor tudo que pensava a respeito, lembrando da estrutura da dissertação”.
A estudante está feliz com o resultado: “Me sinto orgulhosa do meu próprio esforço e de não ter desistido, pois foram vários meses de preparação, medos, incertezas e ansiedade. Os professores da escola João Roberto Moreira estiveram sempre apoiando e incentivando a buscarmos mais aprendizados, principalmente para além do tempo das aulas, e foi isso que eu fiz”, finaliza.
As redações do Enem são avaliadas de acordo com cinco competências. A nota pode chegar a 1000 pontos, mas há critérios que conferem nota zero, como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo