Apenas 22 estudantes tiraram nota máxima na redação do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. As informações são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 675h3a
A correção da redação do Enem está disponível para consulta detalhada na Página do Participante.
O número de redações nota 1 mil foi inferior ao da edição de 2020, quando 28 estudantes tiraram a nota máxima. O tema da redação de 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de o à cidadania no Brasil”.
Os textos foram corrigidos de acordo com critérios como demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, compreender a proposta de redação, desenvolver o tema, interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista, elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, entre outras.
A prova de redação é a única discursiva do exame. Cada texto a por pelo menos dois corretores.
O exame possui cinco critérios que zeram a nota: fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.
Oeste fecha primeiro trimestre com menor taxa de desemprego de SC
Mapa divulga marcas e lotes de café torrado impróprios para consumo