Enem inicia neste domingo com prova de linguagens, ciências humanas e redação 211212

Exame acontece nos dias 13 e 20 de novembro, de forma impressa e digital 5u47

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

10/11/2022 10h06 1x4w25



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal prova para entrar em cursos superiores de instituições públicas, começa neste domingo, dia 13. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas, e a aplicação deve começar, pontualmente, às 13h30. 6n4g5e

Cerca de 3,3 milhões de candidatos são esperados em todo o país. A segunda etapa da prova será no domingo seguinte, dia 20, no mesmo horário e locais de prova. 

No primeiro dia de exame, os candidatos terão de escrever a redação, além de responder 45 questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação e outras 45 de história, geografia, filosofia e sociologia. A prova termina às 19 horas.

Já no domingo seguinte, os candidatos responderão 45 questões de química, física e biologia e mais 45 de matemática. Neste dia, as provas encerram as 18h30.

O tempo mínimo de permanência na sala é 2 horas. O participante que sair antes disso será eliminado. O caderno de questões só poderá ser levado pelos candidatos que deixarem as salas faltando a partir de 30 minutos para o término da prova. 

O que levar

Os candidatos precisam levar um documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta e material transparente. É permitido que o candidato leve bebidas (sem álcool) e lanches para a prova.

Itens eletrônicos como celular, smartphone, fone de ouvido, tablet e relógio inteligente não são permitidos e devem ficar dentro do porta-objetos entregue a cada participante.

Porta de entrada

O Enem avalia o desempenho dos estudantes ao término da educação básica. Ele é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma eletrônica do MEC que reúne vagas no ensino superior público, do Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsas em faculdades privadas, e do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.