"Nós falamos Português ou Brasileiro?": escritor lança dicionário para descomplicar idioma 4n1ut

Dicionário possui mais de 2 mil palavras diferentes no Brasil e Portugal 1o2i1n

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

21/07/2023 09h39 - Atualizado em 21/07/2023 10h48 4m5q



Após 8 anos morando em Portugal e 8 anos anotando as palavras diferentes entre o português lusitano e português brasileiro, que deram origem ao dicionário com mais de 2 mil palavras, agora o escritor e jornalista Stevan Lekitsch dá palestras fazendo a pergunta: falamos português ou brasileiro? 6p204f

Assim como o português difere nas outras 10 regiões e países do mundo que falam português como língua nativa, ou como língua regional, as diferenças entre Portugal e Brasil não são poucas. É a escrita que muda, a pronúncia e, principalmente, o significado.

Escritor e jornalista Stevan Lekitsch dá palestras falando sobre o tema (Foto: Divulgação)

Palavras que aqui dizem uma coisa, por lá, significam algo completamente diferente. As diferenças são tantas, que, no Brasil, os seriados e novelas produzidos em Portugal são dublados ou legendados, para que as pessoas compreendam.

Começamos com a mais casual, que logo ao pisar no avião já sentimos: celular e telemóvel. Ao chegar em Portugal já ouvimos no alto-falante ou em cartazes a palavra telemóvel, que significa celular para nós. O nosso vem do inglês, cell-phone. O deles vem do espanhol ou italiano: telemóvil.

Logo no aeroporto os perrengues com a língua são infinitos. E quanto mais se convive no país, mais as dificuldades aumentam: nas lojas, nos cafés, nos transportes e, mais ainda nos restaurantes. Decifrar um cardápio em Portugal não é tarefa fácil.

Por isso, Stevan segue com sua palestra destinada a quem vai para Portugal a eio (segundo estatísticas são 150 mil por mês que desembarcam no país), ou para morar, pois os brasileiros mantêm-se como a principal comunidade estrangeira residente, com mais de 310 mil morando em terras lusitanas.






COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.