Governo de SC lança programa com oferta de cursos técnicos aos estudantes de escolas estaduais 4g2a16

Proposta possibilita que alunos encerrem o ensino médio com formação técnica. 525b15

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

08/02/2024 15h48 - Atualizado em 08/02/2024 16h14 6o531m



Programa CaTec foi lançado nesta quinta-feira, dia 8 (Fotos: Roberto Zacarias/Secom)

A Secretaria de Estado da Educação inicia o ano letivo de 2024 com mais uma novidade em Santa Catarina, através do programa CaTec – Catarinense Técnico, lançado nesta quinta-feira, dia 8. O objetivo é ampliar a oferta de cursos técnicos para estudantes da Rede Estadual de Ensino, possibilitando que encerrem o ensino médio com o diploma de conclusão e ao menos uma certificação técnica. z415e

“Esses cursos técnicos gratuitos vão dar a oportunidade para milhares de jovens saírem do ensino médio com o pé no mercado de trabalho. O ensino técnico é mais uma oportunidade, assim como já criamos o Programa Universidade Gratuita. Isso motiva o jovem e garante oportunidade de emprego, melhora de vida dele e da sua família”, destacou o governador Jorginho Mello.

As unidades escolares participantes foram autorizadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE/SC) a ofertar vagas em cursos técnicos da área de Gestão e Negócios para os estudantes matriculados nas turmas de 2ª e 3ª série do ensino médio das escolas estaduais a partir do primeiro semestre de 2024.

“Nós temos um ensino médio que precisa dar oportunidade aos novos jovens, uma formação profissional, e esse é o grande objetivo. Esperamos chegar em 2026 com mais 100 mil jovens que fazem o ensino médio, também fazendo o ensino técnico”, disse o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Conforme a Secretaria de Estado da Educação, serão ofertados 10 cursos técnicos com carga horária mínima de 800 horas: istração, Logística, Contabilidade, Comércio, Comércio Exterior, Qualidade, Recursos Humanos, Marketing, Vendas e Transações Imobiliárias.

Cada unidade escolar, considerando a vocação local e o desenvolvimento econômico regional, definiu os cursos técnicos que irá ofertar.

“O aluno poderá sair com até dois diplomas dos cursos profissionalizantes. É uma oportunidade para esse estudante já sair do ensino médio focado no mercado de trabalho”, reforçou a secretária-adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.

As matrículas nos cursos técnicos serão online e acontecerão entre os dias 21 a 23 de fevereiro de 2024, pelo site. As aulas dos cursos técnicos serão no contraturno do ensino médio e iniciarão em março deste ano.

Com esta ação, serão disponibilizadas 40 mil vagas em cursos técnicos para os estudantes do ensino médio da rede estadual.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.