Enem 2024 tem segundo dia de provas neste domingo 5r1l60

Gabarito oficial e cadernos de questões serão divulgados no portal do Inep até o dia 20 de novembro. 2d2j30

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

10/11/2024 13h38 34u5b



O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo, dia 10. Os participantes resolverão questões de ciências da natureza e matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. 1x5b2j

As provas começaram a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30 (meia hora mais cedo em relação ao primeiro domingo). O tema da redação neste ano foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.

Dos mais de 4,3 milhões inscritos nesta edição do exame, 73,4% participaram da prova no primeiro dia. O índice revela um aumento de 1,5% em relação ao Enem 2023, quando 71,9% dos inscritos compareceram. 

Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram. O aumento desse público no exame foi de 36% em relação à edição de 2023, quando 58% dos concluintes fizeram inscrição. Das 27 unidades da Federação, 14 tiveram 100% de concluintes inscritos no Enem.

O gabarito oficial e os cadernos de questões desta edição serão divulgados no portal do Inep até o dia 20 de novembro.

Declaração de comparecimento 

Quem precisar comprovar presença no exame deverá emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornecerá comprovante de presença após a aplicação do exame.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para o a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem o facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.