Formação em educação inclusiva é lançada pelo MEC 7432t

Iniciativa vai promover 1,25 milhão de vagas para a formação de docentes ao redor do país. 253o48

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

10/12/2024 19h40 6g3l3q



O Ministério da Educação (MEC) lançou o curso “Aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva” durante evento nesta segunda-feira, dia 9, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).  z5d3b

O objetivo da capacitação é formar professores de educação básica que atuam em salas de aula comuns, alinhando as práticas pedagógicas aos princípios das políticas educacionais e promovendo um ensino mais inclusivo e equitativo. A iniciativa vai promover 1,25 milhão de vagas para a formação de docentes ao redor do país. 

A secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do MEC, Zara Figueiredo, e o diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Alexandre Mapurunga, participaram do encontro por meio de um vídeo. Eles comentaram a importância do programa. 

Segundo os representantes do MEC, o curso é muito esperado por uma grande parcela de professores, além de representar um divisor de águas dentro da política de educação especial na perspectiva inclusiva. 

Formação

Na modalidade de educação a distância (EaD), o curso usará uma metodologia inovadora e será composto por quatro módulos, totalizando 120 horas. As atividades serão desenvolvidas no Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem da Capes (Avacapes).

Os conteúdos abordados incluem: aspectos históricos e legais da educação especial; desenvolvimento humano; ensino e aprendizagem; currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; além do desenvolvimento de propostas de ação que envolvem recursos didáticos e materiais pedagógicos para a inclusão do público da educação especial nas escolas e classes comuns.  


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.