Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 já podem usar as notas para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e concorrer às vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior, em especial universidades e institutos federais. 5j6j4w
As inscrições foram abertas nesta sexta-feira, dia 17, e podem ser feitas até a próxima terça-feira, dia 21, pelo Portal Único do o ao Ensino Superior. O resultado da chamada regular está previsto para 26 de janeiro. O período de matrículas será de 27 a 31 de janeiro. O prazo para participar da lista de espera vai de 26 a 31 de janeiro.
Neste ano são 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo país. Do total, mais de 68 mil são para estudantes que querem ingressar em licenciaturas, público-alvo, por exemplo, do Pé-de-Meia Licenciaturas. A iniciativa é parte do programa Mais Professores para o Brasil, que vai ofertar mais de 12 mil bolsas a candidatos com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem, que se matricularem em um curso presencial de licenciatura.
Para se inscrever, o candidato deve ter ensino médio completo, ter participado da edição de 2024 do Enem e não ter zerado a redação.
Cotas
Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados, primeiramente, na modalidade de ampla concorrência, conforme o desempenho no Enem 2024. Em seguida, é prevista a reserva de vagas, segundo os critérios atualizados da Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos demandantes de política afirmativa para o ao ensino superior.
A oferta de vagas reservadas observa a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Todas as instituições de educação superior participantes do Sisu 2025 adotarão os dados de distribuição de vagas conforme os percentuais atualizados do Censo 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Ofertas
Os estados com mais vagas ofertadas são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). As Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) são as que oferecem mais vagas: 9.050 e 8.683, respectivamente.
Entre os institutos federais, o do Ceará (IFCE) é o que têm mais vagas (6.022), seguido do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com 5.675, e do Instituto Federal da Paraíba, com 2.850.
O Sisu 2025 traz ainda 14.521 vagas de grau tecnológico, em cursos variados, como energias renováveis; gestão de dados, tecnologia da informação; ciência dos dados; análise e desenvolvimento de sistemas; redes de computadores; telemática; sistemas para internet; sistemas de telecomunicações, entre outros.