Atleta chapecoense de oito anos vai representar o Brasil em Campeonato de Xadrez na Espanha 3i5g73

Pietro Zottis será o décimo representante do Clube de Xadrez de Chapecó a participar do mundial 2h5g6a

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

25/10/2018 08h20 3v2w



O pequeno Pietro Zottis, de apenas oito anos de idade, será o representante do Brasil no World Cadets Chess Championships — Campeonato Mundial de Xadrez — marcado para o mês de novembro na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. 2a2cq

Serão 11 partidas, uma por dia, com duração de até três horas, e algumas atividades paralelas, num total de 15 dias de torneio. O chapecoense é aluno do professor Marco Barbosa. Ele será o décimo atleta do Clube de Xadrez de Chapecó a participar do Mundial de Xadrez em 34 anos de história do xadrez no município.

Pietro tem apenas oito anos e representará o Brasil na Espanha (Foto: Divulgação/MB Comunicação)

Pietro é o primeiro atleta a participar da categoria Sub-08 e será o representante oficial da Confederação Brasileira de Xadrez, sendo o único brasileiro na categoria a disputar com outros 134 atletas de diversos países.

Por sua evolução e desempenho, o presidente da Federação Catarinense de Xadrez enviou à Confederação Brasileira uma carta de recomendação indicando a participação de Pietro por ser um atleta que vem se destacando em Santa Catarina.

Ele começou a jogar xadrez brincando com o pai, nas férias de julho de 2016, quando tinha apenas seis anos. Em poucos dias já estava jogando bem e, em 5 de agosto, fez um teste e começou a treinar na escolinha de xadrez do município de Chapecó com o professor Marco Barbosa, que faz parte do projeto Atleta do Futuro da Prefeitura de Chapecó.

Pietro Zottis e o professor Marco Barbosa (Foto: Divulgação/MB Comunicação)

O primeiro torneio foi em setembro de 2016, em Chapecó, quando ganhou a medalha de Atleta Destaque. Em 2017 e 2018 participou de vários torneios e esteve sempre no pódio. Participou também de um pré-mundial em 2017, em Curitiba, onde ficou em sexto lugar. No Circuito Oeste de Xadrez de 2017, que envolve várias cidades, num total de nove etapas, ficou em sexto lugar em sua categoria.

Em março de 2018 ele ainda ficou em terceiro lugar no Torneio Estadual Sub-8. Em maio também participou do Brasileiro de Xadrez Infantil em Florianópolis (Fenac), alcançando o oitavo lugar e sendo o catarinense mais bem colocado. No Brasileiro de Blitz (xadrez rápido) ele ainda ficou em nono lugar. No Sul-brasileiro escolar, em Foz do Iguaçu, Pietro representou o Colégio Logosófico e terminou em sexto lugar. Ele também participa pelo segundo ano do Circuito Regional Oeste.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.