VÍDEO: Chapecoense comemora aniversário de 50 anos nesta quarta-feira 275p3a

Clube terá show com Michel Teló para marcar a data na Arena Condá 3c6x5o

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

10/05/2023 14h58 4c42a



A Chapecoense comemora nesta quarta-feira, dia 10, o aniversário de 50 anos de fundação. O clube preparou uma programação especial para marcar a data, incluindo o show nacional com Michel Teló. A apresentação está marcada para as 19 horas, na Arena Condá. cs5a

A Associação Chapecoense de Futebol foi fundada em 10 de maio de 1973. A equipe tem 6 títulos no Campeonato Catarinense, nos anos de 1977, 1996, 2007, 2011, 2016 e 2017. Em 2006 foi Campeã da Copa Santa Catarina. Em 2009, ao disputar a Copa do Brasil, a Chapecoense teve o à série D do Campeonato Brasileiro de Futebol. Com a classificação na Série D, ainda em 2009, obteve o o à Série C, competição que ou a disputar a partir de 2010.

O ano de 2012 marcou uma excelente temporada do Verdão. Classificado para a semifinal da Série C, a equipe, comandada pelo técnico Gilmar Dal Pozzo, conquistou o direito de disputar a Série B em 2013, fato inédito na história da Chapecoense. Feito ainda maior seria alcançado ao final da temporada: o o para a elite do futebol brasileiro, justamente no ano de realização da Copa do Mundo no país.

Com narração de Galvão Bueno, um vídeo também foi divulgado em comemoração ao aniversário. Assista:



Primeiros times da Chapecoense na década de 70 (Foto: Divulgação)

Tragédia e título

Em 2016 a equipe disputou a Copa Sul-Americana. Na primeira rodada ou pelo Cuiabá. Nas oitavas de final enfrentou o Independiente, da Argentina. No jogo de ida, um empate sem gols e na volta, na Arena Condá lotada, uma emocionante disputa nos pênaltis, que carimbou o aporte do Verdão às quartas de final. O adversário da vez foi o Junior Barranquilla, da Colômbia. Na primeira partida, derrota alviverde pelo placar mínimo. No jogo de volta, chuva de gols: vitória por 3 a 0 e garantia nas semifinais.

O adversário foi o San Lorenzo. Na partida de ida, empate em 1 a 1 nos domínios da equipe argentina. No jogo de volta, atuações heroicas, defesas épicas e a vaga na final contra o Atlético Nacional de Medellin, mas as lágrimas de felicidade deram lugar à dor com a tragédia aérea de 2016.

Na noite de 29 de novembro, quando a delegação viajava à Colômbia para a primeira partida da grande final, o avião que transportava o time bateu contra um monte e caiu, matando 71 pessoas.

Chape foi declarada campeã da Copa Sul-Americana de Futebol de 2016 (Foto: Marcio Cunha)

Cerca de uma semana depois, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) declarou Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana de Futebol de 2016. O time teve direito ao prêmio de US$ 2 milhões pelo título e a uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América de 2017.

“O impacto do acidente foi e segue sendo imensurável. Iremos lembrar, para sempre, dos nossos eternos heróis, dentro e fora do campo. A história tinha que continuar, principalmente para manter o legado dos que, com muita paixão e a dedicação, levaram a Chapecoense ao ápice do futebol Sul Americano”, diz o clube em sua página oficial na internet.

A Chapecoense disputa em 2023 a Série B do Campeonato Brasileiro e ocupa o 11º lugar na tabela de classificação, com 5 pontos. O próximo compromisso do Verdão será diante do Avaí, sexta-feira, dia 12. O jogo na Ressacada, em Florianópolis, está marcado para as 21h30 e é válido pela sexta rodada da competição.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.