O atacante Vinicius Junior fez história nesta terça-feira, dia 17, ao ganhar o título de melhor jogador do mundo pela primeira vez. Em Doha, o atacante brasileiro recebeu a principal honraria individual das mãos do presidente da Fifa, Gianni Infantino, e destacou a dificuldade de chegar ao lugar mais alto do futebol mundial. h216h
"Eu não sei nem por onde eu posso começar [o discurso], porque era tão distante que parecia impossível chegar até aqui. Eu era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto da pobreza e do crime, e poder chegar aqui é algo muito importante para mim”, disse. “Estou fazendo por muitas crianças que acham que tudo é impossível e que eles não podem chegar até aqui", completou o melhor jogador do mundo, que também está Seleção do Ano do Futebol Masculino.
Os vencedores do The Best Fifa Football Awards de 2024 foram revelados durante um jantar de gala em comemoração aos 20 anos da Aspire Academy, no Catar (veja a lista dos premiados ao final do texto). A cerimônia aconteceu na véspera da final da Copa Intercontinental da Fifa Qatar 2024, entre Real Madrid e Pachuca, na tarde desta quarta-feira, dia 18.
Com a conquista, o atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira iguala a façanha obtida por Romário, Ronaldo Fenômeno (premiado três vezes), Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho (com dois troféus) e Kaká como os brasileiros eleitos nos diversos formatos da premiação da Fifa, criada em 1991.
O jogador nascido no Rio de Janeiro é inclusive o primeiro brasileiro a vencer o prêmio de melhor jogador do mundo desde 2007, quando Kaká levou a honraria.
Campeão da Champions League e de LaLiga pelo Real Madrid, Vini Jr. foi destaque do clube espanhol na temporada 2023/24. Ele atuou em 39 partidas, marcou 24 gols e contribuiu com 11 assistências.
Veja todos os premiados:
Ladrão é preso após “rancho” em estabelecimento comercial em Chapecó
Fim de semana começa instável, mas tempo abre a partir de domingo