Ponteserradenses participam de curso sobre unidades de conservação 5y2f4p

Atividades foram concluídas nesta quarta-feira em Chapecó 4sn3i

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

05/04/2012 08h57 401p5c





Professores de escolas de Ponte Serrada e o diretor da Secretaria de Meio Ambiente do município, Sandro Pereira, participaram de um curso sobre unidades de conservação nesta semana. A capacitação foi realizada ao longo de terça e quarta-feira, dia 4, na cidade de Chapecó. 542m2b


O grupo de Ponte Serrada foi convidado porque o município, juntamente com os Maia, está dentro do Parque Nacional das Araucárias, com a maior reserva de Pinnheiro Aráucaria do mundo (12.841 hectares). Além do diretor de Meio Ambiente, as atividades foram acompanhadas por professores das Escolas Tancredo Neves e Ubaldino de Araújo Bello.


“O objetivo do curso foi buscar a integração com os gestores e a comunidade escolar próxima das sete unidades de conservação existentes em nossa região e região Sul do Paraná”, destaca Sandro. Ele aponta que o evento trouxe experiências positivas realizadas em algumas unidades do Estado, onde o processo de gestão está mais avançado.


“Nosso objetivo, até o mês de julho e agosto, onde estaremos nos encontrando novamente em Chapecó, é desenvolver, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, um projeto pedagógico com os professores que participaram do curso”, adianta. Sandro revela que o tema será “Mata Atlântica nosso Bioma”.


“Com este projeto buscaremos, juntamente com os professores envolvidos, demonstrar para os educandos a importância de nosso bioma, a riqueza genética, a existência de uma fauna e flora únicas neste bioma, as espécies extintas e outras ameaçadas de extinção. Estaremos realizando encontros, palestras, criação de banners, cartazes e vídeos do projeto”, explica o diretor.


Para ele, esta será uma forma divertida de promover a educação ambiental, fazendo com que os estudantes se interessem e assimilem com facilidade os assuntos relacionados ao tema. O curso desta semana foi realizado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). Gestores das outras sete unidades de conservação e da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) participaram do evento.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.