Protestos continuam e BR-282 será fechada na próxima sexta em Xanxerê 412eh

Obras começaram em 2010 e foram abandonadas há quase dois anos 3l596z

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

25/02/2014 14h54 6j4s40



Na próxima sexta-feira, dia 28, a BR-282, na travessia urbana de Xanxerê, será fechada para o trânsito de veículos, segundo informações da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores. O fechamento, no trevo da Femi, faz parte da mobilização realizada pela Câmara de Xanxerê para que as obras de duplicação da BR-282 sejam concluídas. 3j2y


As obras começaram em 2010 e foram abandonadas há quase dois anos pela empresa vencedora da Licitação, a Cbemi. Uma nova empresa foi licitada e os trabalhos que deveriam ter começado no dia 15 de janeiro não tem previsão, já que só há R$ 3 milhões para a obra, que necessita um total de R$ 39 milhões.


Para que estes recursos sejam viabilizados, o projeto de 14 km da BR-282, em Xanxerê, deverá ser incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), antes do dia 6 de abril, quando termina o prazo para s de convênios, devido às eleições.


Mobilizações


As mobilizações começaram com a convocação de uma sessão ordinária inédita, no último dia 17, pelo presidente da Câmara, João Paulo Menegatti (Tatu), no elevado da BR-282, que não foi concluído. Além disso, uma intensa campanha de mídia foi realizada pedindo a volta das obras e mostrando o drama das pessoas que foram vítimas ou perderam familiares em acidentes na BR-282.


Nos dias 18 e 19, Menegatti e os vereadores Adriano De Martini e André Wagner cumpriram uma extensa agenda nos Ministérios dos Transportes e do Planejamento, em Brasília, buscando respostas e pressionando os responsáveis para que a obra seja incluída no PAC. Segundo eles, agora a questão da BR-282 não é mais técnica, mas política.


Na última sexta-feira, dia 21, Menegatti e De Martini estiveram em São Domingos, onde entregaram à secretária Executiva do Ministério do Planejamento, Eva Maria Dal Chiavon, um vídeo e todas as informações sobre a BR-282, reforçando a necessidade de ser incluída no PAC 2 para ter os recursos garantidos para a conclusão. “A secretária se sensibilizou com a nossa causa e garantiu tomar providências”, disse Tatu.


Agora, o próximo o é o fechamento da BR-282. “Estamos mobilizando toda a comunidade, porque esta não é uma luta só da Câmara de Vereadores, mas de toda a comunidade, em prol das vidas que se perdem na BR-282. Precisamos da participação de toda a população, porque quanto mais gente, maior a força”, afirma Tatu.


Junto com a mobilização, uma nova campanha publicitária, foi elaborada para sensibilizar as autoridades sobre o drama das famílias que necessitam da BR-282. Em um vídeo, são mostrados dramas reais de famílias de Xanxerê, que tiveram suas vidas interrompidas pela rodovia, que hoje está sem sinalização, cheia de buracos, com desvios perigosos e um trânsito intenso.


“A nossa população está tendo o seu futuro interrompido pelas tragédias que acontecem na BR-282, todos os dias. É preciso dar um basta nesta situação”, afirma Tatu.


Segundo o presidente, as mobilizações não vão parar e continuam na abertura da Festa Estadual do Milho (Expo Femi), dia 8 de março, com um grande manifesto para que as autoridades possam ver a real situação da BR-282.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.