Mais de 18 mil catarinenses já declararam o Imposto de Renda; Veja as novidades para 2014 1m5365

Receita espera receber 50% das declarações nas últimas semanas 3d1m69

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

07/03/2014 14h19 6s2r9



Mais de 18 mil contribuintes catarinenses já tinham declarado o Imposto de Renda até o final da manhã desta sexta-feira, dia 7. O prazo para a declaração à Receita Federal começou à zero hora de quinta-feira, dia 6, e vai até dia 30 de abril. 6k5y1g


Segundo Ari Silvio de Souza, delegado adjunto e auditor da Receita em Santa Catarina, o número de declarações até o momento é considerado normal. "Todo ano é assim. Nas primeiras semanas têm uma grande quantidade, depois dá uma queda e na última semana aumenta. Devemos receber cerca de 50% das declarações nas últimas semanas de abril", explica Ari.


Em todo o país, mais de 464 mil haviam declarado o imposto no primeiro dia. De acordo com Ari, geralmente as pessoas que declaram primeiro são as que contam com o dinheiro da restituição, que é liberado mais cedo para quem declara antes.


A recomendação da Receita Federal é que as pessoas não deixem a declaração para a última hora. "A gente recomenda não deixar para o último dia e reunir todos os documentos necessários antes, comprovantes de rendimentos, despesas médicas e outros que permitem o abatimento", diz Ari.


Novidades


Este ano a Receita tem algumas novidades para facilitar a declaração, entre elas um aplicativo que o imposto seja declarado por tablet ou celular. O processo é facilitado também aos contribuintes que possuem certificação digital, documento comprado em algumas instituições e que permite importar as declarações com preenchimento prévio.


"Geralmente a gente recebe da nossa fonte pagadora o informe anual de rendimentos em papel e você tem que digitar no computador. Dessa forma não. Você recebe um arquivo digital que vai ser importando diretamente para o computador, evitando erros de preenchimento", explica Luiz Augusto de Souza Gonçalves, delegado da Receita Federal em Santa Catarina.


Em todo o país, o Fisco espera receber 27 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física em 2014. Dessas, cerca de 1,5 milhão em Santa Catarina. Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013.

G1 / SC 364on


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.