Vereadores querem campanha de conscientização para evitar superbactéria 6d4a3i

Assunto foi levantado durante sessão da Câmara de Vereadores de Xanxerê 1s2k14

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

21/05/2014 09h13 5v3f58



O vereador Wilson Martins dos Santos (PSDB) fez uma indicação verbal na Câmara de Xanxerê para que sejam realizadas campanhas de conscientização do uso racional de medicação, pelo Executivo, para evitar a contaminação por superbactérias, que estão sendo encontradas em hospitais. 5v1w6m


“O Fantástico deu destaque para o assunto, no último domingo, e Chapecó está com grave problema de superbactéria, que já contaminou cerca de oito pacientes e um deles esteve em Xanxerê fazendo uma cirurgia há poucos dias. O nosso hospital também estava sob observação para saber se não havia sido contaminado. Esta superbactéria se desenvolve em especial pelo uso inadequado de antibióticos. Isto chama a atenção, porque pode comprometer toda a saúde pública”, afirma.


O vereador sugere que a conscientização seja feita pelo Poder Público municipal com uma campanha intensa e emergencial neste sentido. “É necessário desenvolver junto à rede pública esta conscientização, sobre o uso racional da medicação, para evitarmos um descontrole em nível de tratamento”, alerta.


O vereador Adenilso Biasus (PMDB) complementou garantindo que este tipo de medida é simples. “Basta a pessoa ter o à informação e isto custa muito pouco em relação ao que o Poder público gasta depois que o problema surge. A prevenção é a grande solução para evitarmos aqueles casos de doenças, sobretudo as que tem conexão com nosso comportamento. E nós podemos mudar esta realidade, se o Poder Público cumprir a sua finalidade de informar sobre aquilo que dever ser colocado como prioridade. E a saúde é a prioridade número um”, enfatiza.


O vereador Wilson sugere ainda que a campanha de conscientização seja feita pelas agentes de saúde, que podem orientar as pessoas quanto ao uso correto dos medicamentos, já que tem o direto à população.


Bactéria


Em Chapecó, há cerca de duas semanas, o Hospital Regional do Oeste descobriu que dois pacientes graves da UTI, que vieram de outros hospitais da região, estavam contaminados com uma superbactéria. Rapidamente, testou os outros que estavam ou estiveram na UTI e mais seis pacientes contaminados foram isolados. Quatro tiveram alta nos últimos dias. A bactéria é a Acinetobacter baumanii. Em pessoas saudáveis, ela não causa infecção. Mas em doentes que estão com o sistema imunológico enfraquecido, internados em UTI, que respiram por aparelhos, pode causar infecção generalizada.


Os médicos alertam que o procedimento é a guerra biológica. Quando as bactérias desenvolvem resistência a antibióticos, as principais armas são água e sabão, ou seja, a higienização, a limpeza, é o único meio eficaz de erradicá-la.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.