O papa Francisco nomeou o catarinense Dom Odelir José Magri para ser o bispo da diocese de Chapecó. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 3. 5j3q43
Dom Odelir José Magri era bispo da diocese de Sobral, no Ceará, e será transferido para o Oeste catarinense. A diocese de Chapecó é formada por 40 paróquias distribuídas em 80 municípios da região. O último bispo foi Dom Manoel João Francisco, que deixou a cidade em maio. Após a data, a diocese foi istrada por Dom Frei José Gilson, bispo diocesano de Erechim, no Rio Grande do Sul.
O novo bispo de Chapecó é natural de Campo Erê, também do Oeste de SC, e tem 51 anos. Ele foi ordenado padre da Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus em 1992. Dom Odelir cursou filosofia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Curitiba e teologia no Instituto Católico, em Paris. Tem também curso de francês, italiano, espanhol e lingala, a língua da República Democrática do Congo, onde trabalhou de 1992 a 1996.
Além da função de padre, exerceu a de formador, conselheiro provincial, vice-superior provincial, assistente geral e vigário geral da congregação em Roma. De acordo com o padre Leandro Rech, ecônomo da arquidiocese de Florianópolis, não há tempo certo do período em que um bispo fica em uma diocese. A questão depende de decisões do Vaticano.
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC