Reconhecido pela variedade de recursos naturais e diversidade geográfica e cultural, Santa Catarina é o destino escolhido por milhares de turistas estrangeiros. Segundo uma pesquisa recente divulgada pelo Ministério de Turismo (MTur) e realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), três cidades catarinenses estão entre os destinos mais visitado pelo turista de lazer. 1m1y5r
No Estudo da Demanda Turística Internacional, Florianópolis é a segunda cidade mais visitada do Brasil. Só fica atrás do Rio de Janeiro. No ranking dos dez municípios com maior demanda, Bombinhas aparece em sexto lugar e Balneário Camboriú ocupa a oitava colocação nacional.
De acordo com o estudo, dos 5,8 milhões de visitantes estrangeiros, 18,7% tiveram como destino Santa Catarina, ou seja, 1.084.600 pessoas. “Santa Catarina contribui com o posicionamento geográfico, competitividades turísticas, está na frente de grandes capitais como Salvador, Belo Horizonte, Recife”, explica o secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Vinicius Lummertz.
Apesar da boa colocação, Lummertz ressalta que ainda há condições de melhorar. “Precisamos ampliar a estrutura, a infraestrutura marítima, para receber mais transatlânticos, de aproveitar mais os recursos para criar parques naturais”, complementa.
Além disso, outra questão é o baixo fomento ao turismo histórico e ambiental. O secretário nacional diz que isto ocorre porque a integração entre diferentes órgãos que atuam nestas áreas é baixa. “Falta de diálogo e falta de confiança é a cara do atraso. Temos que criar mais proximidade entre as unidades de conservação e o turismo, cidades históricas e o turismo”, reflete.
Segundo a pesquisa, a proximidade com a Argentina tem relação direta com o fluxo de estrangeiros no estado. O país vizinho é o “principal emissor de turistas para o Brasil”, aponta o estudo. No último ano, mais de 1,7 milhão de argentinos visitaram o Brasil - quase o triplo dos Estados Unidos, segundo colocado no ranking de emissores da pesquisa.
Entrevistas
A pesquisa do MTur entrevistou 33 mil estrangeiros em aeroportos internacionais e postos de fronteira terrestre em 2013. Os dados foram divulgados em dezembro de 2014. O estudo indicou que opções de lazer, como ecoturismo, cultura e esportes, são a “principal motivação de viagem por 46,5% dos estrangeiros que visitaram o país em 2013”. Por esta razão, praias como as catarinenses, além de Rio de Janeiro, Armação de Búzios, Angra dos Reis e Salvador “aparecem entre os dez destinos de lazer mais visitados no ano ado”. Em seguida, negócios e eventos aparecem com 25,3% e são apontados como segundo motivo para vinda de estrangeiros ao país; Mas Santa Catarina não aparece neste ranking. São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF) são os primeiros colocados da lista. Já visitas a familiares e amigos é a terceira causa da vinda dos estrangeiros. Segundo o Estudo do MTur, 21,8% dos entrevistados apontaram este como o motivo da visita ao Brasil.