Evento marca lançamento de coleção de produtos sobre papagaio-de-peito-roxo 356152

Ave foi reintroduzida nos municípios de Ponte Serrada e os Maia há cerca de cinco anos 364317

Por Jeferson Rubens Coppini 3p1t6f

16/02/2016 13h48 v3ll



Treze por cento das vendas serão reados para o projeto de reintrodução da espécie (Fotos: Jhonatan Coppini/Oeste Mais)

Almofadas, chaveiros, chinelos, camisetas, toalhas e vários outros produtos fazem parte da coleção de materiais personalizados sobre o papagaio-de-peito-roxo. Em um evento realizado nesta terça-feira, dia 16, em Ponte Serrada, o projeto entre o Instituto Espaço Silvestre e uma empresa de confecção de produtos personalizados foi lançado oficialmente. 1i3y3h

Reintroduzida no Parque Nacional das Araucárias (PNA) há cinco anos, a espécie, antes extinta na região, hoje povoa os céus de Ponte Serrada e os Maia, municípios que abrigam a área de preservação criada há dez anos.

Do Instituto Espaço Silvestre, coordenadora do projeto de reintrodução, bióloga e doutora em zootecnia, Vanessa Tavares Kanaan ressalta que a iniciativa não tem ligação com a atividade artesanal que envolve mulheres de os Maia e está sendo implantada em Ponte Serrada. Mas a ideia é um marco para a curta história do projeto. “A gente ficou muito contente de pela primeira vez uma empresa local ter essa ideia”, comemorou.

Na cerimônia de lançamento, Vanessa não escondeu a emoção ao falar sobre o sucesso do trabalho. “É uma dimensão muito além do financeiro. Lógico que com o dinheiro reado a gente vai conseguir manter as atividades de monitoramento das aves, solturas, educação ambiental e geração de renda para a comunidade. O lado financeiro é bacana, mas vai muito além disso, porque mostra que a população está abraçando a causa”, ressaltou.

A ideia começou a ser trabalhada há cerca de quatro meses. “A gente fica muito contente porque as pessoas não só querem proteger o papagaio, mas estão percebendo oportunidades econômicas junto desse benefício ambiental para a região”, acrescenta Vanessa, adiantando que ainda em 2016 será realizada uma quarta soltura de aves. “A gente já tem 2016 garantido com alguns animais. Na verdade são os papagaios que não puderam ser soltos na terceira soltura, e a gente quis dar uma nova chance a eles. É um grupo pequenininho, no máximo vão ser 13 animais. Mas em 2017, se a gente conseguir recursos, devem vir mais entre 30 e 50 aves para a região”, completou.

Potencial turístico

O prefeito de os Maia, Ivandre Bocalon, esteve na cerimônia de lançamento dos produtos e destacou o potencial turístico do parque e do projeto para a região. “A gente fica muito feliz que esse projeto esteja ganhando corpo, se consolidando. Apesar de ser um processo lento, acreditamos muito que o Parque Nacional das Araucárias (PNA) possa trazer para os Maia e Ponte Serrada um turismo de futuro, que é o turismo ecológico. E o projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo vem junto com essa ideia”, opinou.

Reintrodução

Já foram 76 papagaios soltos no PNA. “A gente sabe que alguns morreram, algumas aves foram predadas por predadores naturais, outras por animais domésticos. A gente teve algumas perdas ao longo dos anos, mas também tem registros de muitos nascimentos. Hoje a gente já consegue observar bandos de até 15 indivíduos, que é um resultado bastante bacana para um curto período de tempo”, considerou Vanessa. “Não tem como dar uma estimativa certinha de quantas aves existem hoje no parque, mas o que a gente percebe é que elas estão se estabelecendo na região. A gente tem registros de nascimentos e espera que essa população se mantenha estável ou cresça daqui para frente”, estimou a coordenadora do projeto.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.