Uma associação de criação de suínos do Meio-Oeste catarinense foi condenada a pagar R$ 40 mil de indenização por dano moral coletivo, por ter lançado toneladas de desejos em rios. 6k6m6q
A entidade também foi condenada a reparar os danos causados por meio da apresentação de um projeto de recuperação da área degradada, com prazo de 180 dias para cumprir as determinações. De acordo com o Tribunal de Justiça, a associação tem área de 400 mil m² e cria mais de 700 suínos na região, desde 2009. A cidade não foi informada.
O Ministério Público estima que, por dia, eram lançados 5.320 kg de dejetos de forma inadequada, responsáveis pela contaminação do curso hídrico da região.
A água era utilizada por moradores do local, que aram a notar a proliferação de mosquitos e um forte odor desagradável, inclusive uma criança chegou a ter uma infecção intestinal por conta da água contaminada.
Na prova oral que foi produzida na ação, um policial militar promoveu a coleta da água para a realização de testes que apontaram a presença de coliformes fecais. Em recurso de apelação, a associação alegou que não houve dano coletivo e que as licenças ambientais estão em dia.
Intenção de consumo em SC atinge maior índice para maio desde 2014
Mãe e padrasto são condenados por torturar criança de 4 anos em SC