Um morador de Correia Pinto, na Serra catarinense, conseguiu ser encaminhado para uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) após uma decisão liminar obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O paciente, aposentado de 78 anos, aguardava há seis meses por uma cirurgia para retirada de uma hérnia incisional, enquanto sofria com dores, inchaço abdominal e queda na qualidade de vida. 3pl13
Diante da demora, ele procurou o MPSC, que ingressou com uma ação civil pública com pedido de urgência. Menos de uma semana após a liminar, o idoso foi operado no hospital Tereza Ramos, em Lages, e já se recupera em casa com o apoio da família.
“Estou feliz porque me livrei daquele sofrimento e espero nunca mais ar por uma situação parecida. Foram meses de muita dor. Só tenho que agradecer ao Ministério Público e à equipe médica”, relatou o paciente.
O problema de saúde teve início em outubro do ano ado, após uma cirurgia para retirada da vesícula. Desde então, o idoso desenvolveu a hérnia incisional e ou a frequentar com regularidade os serviços de emergência em busca de alívio.
Apesar de ter entrado na fila das cirurgias eletivas do SUS, seu estado foi se agravando. Segundo o genro do paciente, a família chegou a considerar a realização do procedimento na rede privada, mas os custos inviabilizaram a alternativa.
“Estávamos desesperados, mas depois que procuramos o Ministério Público as coisas andaram rápido. Felizmente ele já voltou ao nosso convívio e está se recuperando muito bem”, afirmou o familiar.
Bets acumulam queixas como atraso em prêmios e publicidade enganosa
Brasil tem 14,4 milhões de pessoas com deficiência, aponta IBGE
MPSC investiga instalação irregular de cabos em postes de Chapecó