Nara e Milena indicam campanha para conscientizar e estimular doação de órgãos 1c6z6a

Por Câmara de Vereadores de Ponte Serrada 1t3m50

18/06/2024 11h01 - Atualizado em 18/06/2024 11h36 3y3037





Uma indicação para a criação de iniciativas que conscientizem a população sobre a importância da doação de órgãos foi apresentada na sessão desta segunda-feira, dia 17, na Câmara de Vereadores de Ponte Serrada. O pedido foi feito de forma conjunta, pelas vereadoras Francinara Magrini Ferreira e Milena Aparecida da Silva. 5z1w2s

A indicação tem o objetivo de fazer com que os órgãos competentes, como as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, criem e coloquem em prática projetos que conscientizem e estimulem a doação de órgãos no município. “É do nosso conhecimento, que muitas pessoas hoje estão em uma fila de espera na esperança de sobreviver”, destacam as vereadoras.

O pedido foi motivado pela realidade vivida por uma ponteserradense, que tem um filho pequeno precisando de um transplante de coração. “Temos o exemplo do menino ponteserradense Vicente Sgarbossa Medeiros, que vive hoje em um leito hospitalar aguardando um coração compatível”, lembram Nara e Milena em um trecho da indicação.

Internado há 57 dias, sob os cuidados da mãe Raquel Sgarbossa Alves, no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR), Vicente foi diagnosticado com miocardiopatia dilatada, um tipo de cardiomiopatia que aumenta o tamanho dos ventrículos do coração, impedindo-o de bombear sangue o suficiente para atender às necessidades do corpo, com risco de insuficiência cardíaca. Um transplante de coração é necessário para o pequeno.

“O dia 12 de Junho é o Dia Nacional da Cardiopatia Congênita, muitas crianças são diagnosticadas com esta doença, por isso a importância de lançar um movimento conjunto em prol destas que aguardam um transplante. Doar é um compromisso com a humanidade e com a continuação da vida. O Papa Francisco citou um trecho do Catecismo da Igreja Católica que diz: ‘A doação de órgãos após a morte é um ato nobre e meritório e deve ser encorajado como uma manifestação de generosa solidariedade’”, completam as vereadoras no texto da indicação.

Este conteúdo é de responsabilidade da Câmara de Vereadores de Ponte Serrada.


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.