Avião da Embraer que caiu com 68 pessoas foi abatido por míssil russo, dizem investigadores 116j32

Aeronave fabricada no Brasil era ocupada por 62 ageiros e cinco tripulantes no momento da queda. 2z4xh

Por Redação Oeste Mais 6m5y3i

27/12/2024 18h12 1s6q3u



Investigadores do Azerbaijão e um oficial dos Estados Unidos disseram à agência de notícias Reuters que o sistema de defesa da Rússia derrubou o avião da Embraer, na quarta-feira, dia 25, no Cazaquistão. O que exatamente causou a queda da aeronave ainda está sob investigação. 6g5e1m

O avião transportava 62 ageiros e cinco tripulantes. Apesar da explosão, as equipes de emergência encontraram 29 pessoas vivas e as levaram para o hospital. Segundo a rede britânica BBC, um sobrevivente relatou que ouviu uma explosão quando a aeronave ainda sobrevoava o território russo.

O voo partiu do Azerbaijão, da capital Baku. Seria uma viagem de uma hora e meia até em Grosny, no sul da Rússia. Mas o avião mudou de trajetória, cruzou o Mar Cáspio, e faria um pouso de emergência no Cazaquistão.

Três processos criminais - no Cazaquistão, na Rússia e no Azerbaijão - tentam entender essa mudança de trajetória, e a tentativa de pouso de emergência seguida de uma explosão.

Autoridades da Rússia disseram que a rota original, que ava pela cordilheira do Cáucaso, estava tomada por muita neblina e que, segundo uma avaliação preliminar, o avião teria se chocado com um bando de pássaros.

Mas as novas imagens dos destroços abrem caminho para uma outra hipótese. Os vídeos mostram que a fuselagem do avião apresenta uma série de perfurações. Quatro fontes da agência de notícias Reuters, ligadas à investigação azerbaijana, e um oficial do governo americano afirmam que o avião pode ter sido atingido pelo sistema de defesa aéreo da Rússia - que tem sido usado na região da Chechênia para abater drones ucranianos.

Fuselagem do avião apresenta uma série de perfurações (Foto: Reprodução)

Com informações do g1 512m2a


COMENTÁRIOS 5z6l1x

Os comentários neste espaço são de inteira responsabilidade dos leitores e não representam a linha editorial do Oeste Mais. Opiniões impróprias ou ilegais poderão ser excluídas sem aviso prévio.